top of page

PROCEDIMENTOS PARA CONSERVAÇÃO E LIMPEZA de MARMORES, GRANITOS e LIMESTONES

A preservação da beleza dos revestimentos em Mármore, Granito e Limestone pode ser obtida por muito tempo se cuidados simples forem adotados na conservação.


Vejamos a seguir :


a) Proteger a superfície polida / lustrada do desgaste e riscamento por metais, vidros, areias e outros materiais duros.


b) Evitar o contato das rochas com óleo, graxas, materiais ferruginosos oxidáveis (pregos, palhas de aço, escovas metálicas, etc), bem como com pós ou fragmentos de madeira úmidos, cigarros, soluções cítricas (limões) entre outros.


c) Devemos manter a limpeza constante, evitando-se manchamentos.


d) Nas superfícies rústicas, recomenda-se realizar a limpeza utilizando escovas com cerdas de nylon macias e solução de detergentes de pH neutro ou alcalino.


Para o uso diário utilizar o detergente neutro Crystal Clean da AKEMI , a ser aplicado da seguinte maneira: diluir em água limpa na proporção de 1:100, espalhar sobre a superfície, aguardar 15 minutos esfregar e depois secar.



e) Para remoção de sujeira persistente utilizar o detergente Basic Cleaner , da AKEMI, a ser aplicado da seguinte maneira: diluir em água limpa na proporção de 1:10, espalhar sobre a superfície, aguardar 15 minutos, esfregar, lavar com água pura e secar.


f) Para remoção de gordura utilizar o detergente Alcalino TK Desengordurante da AKEMI, a ser aplicado da seguinte maneira: diluir em água limpa na proporção de 1:10, espalhar sobre a superfície, aguardar 15 a 20 minutos e esfregar, lavar com água pura e secar.


g) Nas superfícies rústicas, recomenda-se realizar a limpeza utilizando escovas com cerdas de nylon macias e solução de detergentes de pH neutro ou alcalino.



h) Devem-se evitar produtos de limpeza abrasivos (tipo sapólio) ou quimicamente agressivos como ácidos, água sanitária, amoníaco, soda cáustica, cloro, removedores, solventes, etc.



i) Objetivando maior proteção da pedra, bem como auxiliar na manutenção e remoção de manchas, recomenda-se a aplicação em sua superfície de hidro-óleo-repelente como o Nano ou TK500S da AKEMI.


j) Em caso de manchamentos utilizar a linha de Removedores


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page